Alopecia - Entendendo a queda dos cabelos
- Coletivo Shen 神
- 7 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
Quem é que nunca parou para olhar para os seus cabelos?
Quem é que nunca analisou se estão brilhantes e saudáveis, finos ou quebradiços?
Quem nunca percebeu se ficam mais grisalhos ou brancos, a partir de uma certa altura da vida? E quem nunca se preocupou se caem de forma intensa ou ameaçadora?

O que é, então, a “Queda de Cabelo” e por que acontece?
Os cabelos servem para dar dicas sobre o funcionamento do corpo especialmente do sangue e dos rins, para serem saudáveis, com um aspeto brilhante e bem implantados, necessitam de boa alimentação, de energia e sangue. Não é indissociável da qualidade do couro cabeludo, tecido do dependem.
São necessários boa nutrição através das suas raízes, saúde do couro cabeludo e qualidade nutritiva do sangue, pois os cabelos são alimentados pelo sangue.
Os rins controlam o cabelo. A perda ou ganho de cabelos corresponde ao estado do rim, o sangue é responsável pela nutrição dos fios, cabelos sem vida, caindo ou prematuramente cinzas são sinais de deficiências.
As alterações e flutuações emocionais podem se manifestar nos cabelos, a alopecia, as irritabilidades recorrentes, ansiedade, e situações de Vento Interno que são os Sentimentos, resultam em desequilíbrios na função sanguínea e/ou nas funções do Rim, do Fígado e do Baço.
A medicina chinesa descreve uma importante associação entre o sangue e a nossa mente, de modo que estresse intenso, prolongado ou abrupto pode afetar nosso emocional e se manifestar como queda de cabelos.
Tratando a origem da Queda de Cabelo, muitos outros aspectos da nossa Saúde vão beneficiar. Vamos prevenir, antes que aconteça, vamos recuperar e tratar.