Cromoterapia: conheça o poder das cores
- Coletivo Shen 神
- 29 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Na cromoterapia, cada cor tem uma propriedade diferente que vai agir em pontos específicos para estimular uma reação curativa. Os pontos da acupuntura como base atingem canais energéticos espalhadas pelo corpo.

A cromoterapia é uma técnica terapêutica, que por intermédio das cores , estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções.
O tratamento de doenças por meio das cores vem sendo feito desde 2800 a.C, nos povos da antiguidade, como gregos, egípcios, chineses e indianos. Essas culturas utilizavam pedras preciosas e flores para curar os doentes.
Atualmente, hospitais de vários lugares do mundo já utilizam a Cromoterapia em bebês com o uso de luz ultravioleta. A técnica que usa as cores é reconhecida desde 1976 pela organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia complementar.
Cromoterapia: significado das cores
Na cromoterapia, cada cor tem uma propriedade diferente que vai agir em pontos específicos para estimular uma reação curativa. Os pontos da acupuntura como base atingem canais energéticos espalhadas pelo corpo.
Geralmente, mais de uma cor é utilizada para o tratamento. A escolha vai depender do problema da pessoa, sendo que cada ponto do corpo tem um protocolo diferente. Na terapia das cores, a cor laranja, por exemplo, é indicada para quem sofre de depressão, pois tem o poder de aumentar a autoestima e dar disposição. Para dores musculares, cores frias, como o azul, são mais indicadas devido às propriedades anti-inflamatórias.
Veja significado e indicação de algumas cores na cromoterapia
Verde: O verde é a cor que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o estresse. Na terapia das cores, essa cor possui uma ação refrescante e calmante, ajudando a promover o bem-estar físico e mental. Além disso, ajuda a estimular a imunidade, sendo indicada para combater doenças infecciosas.
Azul: A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes (paciência e tranquilidade), que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso, na cromoterapia, essa cor é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao estresse
Vermelho: O vermelho é a cor que aumenta a energia, a vitalidade e a adrenalina (afasta desânimo e depressão). Na cromoterapia, o vermelho é usado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea. Não é indicado para um ambiente como quarto, pois pode deixar a pessoa agitada e desfavorecer o sono.
Amarelo: O amarelo é a cor que estimula o intelecto e o sistema nervoso central. Contribui para elevar a criatividade e melhorar o humor. Além disso, na cromoterapia, ela pode ser usada por pessoas quietas e introvertidas que queiram ter um bom relacionamento interpessoal.
Laranja: O laranja é uma cor muito utilizada na cromoterapia pelo seu poder energético, por aumentar a autoestima, dar disposição e incentivar o intelecto. Por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, é também uma cor quente e estimulante, muito utilizada para tratamento de depressão.
Comments